Recreação: Terezinha de Jesus e Marcha soldado. (dobradura do chapéu com jornal)
domingo, 29 de agosto de 2010
BRINCANDO E APRENDENDO
CONSTRUINDO O SABER
Apresentações das entrevistas realizadas com os profissionais da escola.
Teatro: Experimentação cênica de idéia a partir das entrevistas sobre as profissões.
Atividades realizadas em 11/05/2010.
Desenho e pintura de alguns profissionais da escola.
Caixa com letras do alfabeto de E.V.A.
Hipótese da escrita dos nomes dos profissionais da escola.
Adivinhar o nome do profissional que começa com a letra tirada, através de dicas. (cada aluno vai tirar uma letra e adivinhar)


Representação da quantidade de profissionais que trabalham na escola, utilizando tampinhas.

Atividades realizadas em 12/05/2010.
Saída de campo: Passeio nos arredores da escola, para observação das ruas, das casas, dos comércios e das pessoas trabalhando.
Construção da maquete dos arredores da escola.
MAMÃE É DEMAIS
Hora do conto na biblioteca: Mamãe é demais
Confecção da boneca Lili.
A boneca Lili vai visitar as casas dos alunos, ela tem um diário que acompanha nas visitas. Neste diário os pais escrevem sobre a visita da boneca.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010
BRINCANDO, JOGANDO E APRENDENDO
Jogo de identificação das letras do alfabeto, letras retirada de dentro da caixa tátil.
Escrita de palavras, no quadro, com a inicial das letras retiradas da caixa.

Jogo das bolinhas de gude: Noções de números e quantidades até 10.

Atividade realizada em 06/05/2010.
Modelagem de letras e montagem de três palavras do poema Mãe

Atividade realizada em 12/05/2010.
Jogando dominó: trabalhando noções de números e quantidades.


ATIVIDADES SOBRE O DIA DAS MÃES
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Hora do conto na biblioteca com a professora Tânia:

Para Simões (2000):
“Muito mais do que um adulto, a criança vive as experiências do tempo presente, e possui apenas vagas noções do futuro, mesmo assim de caráter imediato. Portanto, suas ansiedades frente a eventuais problemas e angústias do cotidiano são supostamente bastante profundas, e é justamente no enriquecimento de seus recursos internos para enfrentá-las que as histórias infantis são um benefício.” (p. 01)
As histórias permitem que as crianças vivenciem seus problemas psicológicos de modo simbólico, funcionando como uma válvula de escape para suas aflições. O sentimento de amor, medo, inveja, coragem, são vividos diariamente, porém muitas vezes ela não consegue expressá-los e é por meio das histórias, quando se projeta nos personagens, que ocorre a identificação e a elaboração dessas situações.
Desenvolvendo atividades na sala de aula sobre a História: A minhoca dorminhoca.


