segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Atividades realizadas em 30/04/2010.

Hora do conto na biblioteca com a professora Tânia:

A literatura vem ao encontro do imaginário infantil. Através da literatura que a criança começa a questionar, comparar e principalmente resolve e elabora conflitos, expressando seus desejos, medos e anseios através da linguagem simbólica das histórias infantis.
Para Simões (2000):

“Muito mais do que um adulto, a criança vive as experiências do tempo presente, e possui apenas vagas noções do futuro, mesmo assim de caráter imediato. Portanto, suas ansiedades frente a eventuais problemas e angústias do cotidiano são supostamente bastante profundas, e é justamente no enriquecimento de seus recursos internos para enfrentá-las que as histórias infantis são um benefício.” (p. 01)

As histórias permitem que as crianças vivenciem seus problemas psicológicos de modo simbólico, funcionando como uma válvula de escape para suas aflições. O sentimento de amor, medo, inveja, coragem, são vividos diariamente, porém muitas vezes ela não consegue expressá-los e é por meio das histórias, quando se projeta nos personagens, que ocorre a identificação e a elaboração dessas situações.

Desenvolvendo atividades na sala de aula sobre a História: A minhoca dorminhoca.






REFERÊNCIAS
SIMÕES, Vera Lucia Blanc. Histórias Infantis e Aquisição de escrita. São Paulo: Perspec. Vol. 14 no. 1 São Paulo, 2000. In http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100004&script=sci_arttext&tlng=en acesso em 14/06/2010.
WEIL, Daniela. A minhoca dorminhoca. São Paulo. Ed Paulinas. 2007.

0 comentários:

Postar um comentário