domingo, 5 de setembro de 2010

CONSTRUINDO E BRINCANDO

Atividades realizadas em 19/05/2010.

Confecção do carrinho de garrafa PET:














Escrevendo a listagem do material e a quantidade usada na confecção do carrinho.













Por acreditar que as crianças aprendem brincando, busquei informações sobre a proposta pedagógica para o 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, descobri que a questão da ludicidade é apontada com prioridade no Parecer nº 752/2005 do Conselho Estadual de Educação para o 1º ano:

“12- O 1º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos deverá ser desenvolvido como processo de aprendizagem de forma lúdica, respeitando a faixa etária das crianças, sua unicidade e sua lógica. A escola deve disponibilizar espaços, brinquedos, materiais didáticos e equipamentos que configurem o ambiente alfabetizador compatível com o desenvolvimento da criança nessa faixa etária.” (Parecer do Conselho Estadual de Educação).

Observando as crianças do 1º ano com quem estou atuando neste ano, percebo a importância do jogo simbólico, deste espaço lúdico na sala de aula, pois brincando eles demonstram seus sentimentos, dando vazão aos seus sonhos e desejos, transitando entre o real e o imaginário, criando e recriando situações do seu cotidiano, deixando transparecer sentimentos. Esses momentos precisam ser espontâneos e prazerosos, sendo possível brincar de qualquer coisa, inclusive imitando o cotidiano.

Brincando com os brinquedos trazidos de casa e os da sala de aula.


















REFERÊNCIAS
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RS – Parecer nº 752/2005.

BRINCANDO E APRENDENDO A LER E ESCREVER

Atividades realizadas em 18/05/2010.

Através do brincar a criança constrói a escrita, a leitura e a matemática, adquirindo conhecimentos em outros campos através da experimentação e vivência. Segundo Fortuna (2000)

Brincar desenvolve a imaginação e a criatividade. Na condição de aspectos da função simbólica, atingem a construção do sistema de representação, beneficiando, por exemplo, aquisição da leitura e da escrita. Enquanto ação e transformação da realidade, o jogo implica ação mental, refletindo-se na operatividade, tanto no domínio lógico, quanto no infralógico, ou, por outras palavras, no desenvolvimento do raciocínio. Na atividade lúdica os aspectos operativos e figurativos do pensamento são desenvolvidos. (p. 10)

Recorte de letras de revista para montagem do nome de seu brinquedo preferido.











Recreação na sala ( dia de chuva):

Marcha dos jornais.







Ovo podre






Modelagem de letras e nomes de alguns brinquedos:

















REFERÊNCIAS
FORTUNA, T. R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. Dispinível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/ludicidade/valeria/texto_sala_de_aula.pdf acesso em 05/09/2010

domingo, 29 de agosto de 2010

RELEITURA DA HISTÓRIA: A CIGARRA E A FORMIGA

Atividades realizadas em 14/05/2010.

Hora do conto na bilbioteca: A cigarra e a formiga
Desenho e pintura sobre a história na biblioteca.


Pintura com tinta na sala de aula sobre a história.






REFERÊNCIA
HONORINO, A. de Marchi. adaptação de textos. A cigarra e a formiga. Coleção Paraíso da Criança IV. ED. EDELBRA: Erechim. RS.

BRINCANDO E APRENDENDO

Atividades realizadas em 13/05/2010.
Jogo das bolinhas de gude:

Adivinhar o número que pegou, dentro da caixa, sem olhar, só pelo tato, e depois colocar as bolinhas dentro da garrafa conforme o número que tirou. (trabalhando números e quantidades)



Recreação: Terezinha de Jesus e Marcha soldado. (dobradura do chapéu com jornal)


Modelagem de letras e montagem do nome de algumas profissões. (massinha de modelar)










CONSTRUINDO O SABER

Atividade realizada em 10/05/2010
Apresentações das entrevistas realizadas com os profissionais da escola.


Teatro: Experimentação cênica de idéia a partir das entrevistas sobre as profissões.









Atividades realizadas em 11/05/2010.
Desenho e pintura de alguns profissionais da escola.


Caixa com letras do alfabeto de E.V.A.
Hipótese da escrita dos nomes dos profissionais da escola.

Adivinhar o nome do profissional que começa com a letra tirada, através de dicas. (cada aluno vai tirar uma letra e adivinhar)










Os alunos irão ao quadro escrever o nome do profissional que inicia com a letra que tirou da caixa.
Trabalhando números e quantidades:
Representação da quantidade de profissionais que trabalham na escola, utilizando tampinhas.









Atividades realizadas em 12/05/2010.

Saída de campo: Passeio nos arredores da escola, para observação das ruas, das casas, dos comércios e das pessoas trabalhando.








Construção da maquete dos arredores da escola.






MAMÃE É DEMAIS

Atividades realizadas em 07/05/2010.

Hora do conto na biblioteca: Mamãe é demais




Confecção da boneca Lili.

A boneca Lili vai visitar as casas dos alunos, ela tem um diário que acompanha nas visitas. Neste diário os pais escrevem sobre a visita da boneca.

















REFERÊNCIAS
FLEET, Mara Van. Mamãe é Demais. São paulo: Caramelo, 2005.